Programação informática 


 Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo diretamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens.


Linguagem de programação


Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.


Diferenças entre algoritmos e programas



Um algoritmo é uma sequência de passos para realizar uma tarefa ou resolver um problema. Em nosso dia a dia utilizamos algoritmos para realizar nossas actividades, definindo a sequência de actividades que devemos fazer para atingir um objectivo.
Um algoritmo é, num certo sentido, um programa abstracto — dizendo de outra forma, um programa é um algoritmo concretizado. Os programas são visualizados mais facilmente como uma colecção de algoritmos menores combinados de um modo único — da mesma forma que uma casa é construída a partir de componentes.
 Dessa forma, um algoritmo é uma descrição passo a passo de como o computador irá executar uma operação específica, como, por exemplo, uma ordenação. Um programa, por outro lado, é uma entidade que na verdade implementa uma ou mais operações de forma que seja útil para as pessoas que o utilizam. 

Ada Lovelace 


Ada Augusta Byron King, Condessa de Lovelace,  conhecida como Ada Lovelace, nasceu em 10 de Dezembro de 1815 e faleceu a 27 de Novembro de 1852. Era uma matemática e escritora inglesa, que é reconhecida atualmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina (a máquina analítica de Charles Babbage).  Considerada a mãe da programação desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina processar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Modelos de cor RGB, CMYK, HSV, YUV

Tipos de media texto

Modelos de cor